CartaExpressa

Fernando Holiday, ex-MBL, diz que será o novo apadrinhado de Bolsonaro no PL

Vereador deixou o Republicanos e alega estar se preparando, com a benção de Bolsonaro, para concorrer a uma vaga de deputado em 2026; Holiday já chamou o ex-capitão de ‘jumento’ e ‘corrupto’

O vereador Fernando Holiday. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Fernando Holiday, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira 20 que é o novo político apadrinhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no PL. O vereador de São Paulo estava filiado ao Republicanos após ser expulso do Patriota, em 2020.

Holiday alega que se filiará, em breve, ao Partido Liberal de Valdemar Costa Neto e que teria a benção de Bolsonaro. Os dois tiveram desavenças em 2021, quando Holiday fez críticas ao ex-capitão e tentou se descolar do então presidente, assim como fizeram outros integrantes do MBL. Ele chegou a dizer se arrepender do voto e chamou o ex-capitao de ‘jumento’ e ‘corrupto’. Ao jornal, ele não dá detalhes de como se deu a reaproximação entre os dois.

Ele ainda diz que sua chegada no PL envolve uma preparação para a disputa em 2026. Segundo conta, ele não irá disputar a eleição do ano que vem para a Câmara de Vereadores para poder se preparar para o pleito de deputado.

“A polarização ainda vai seguir por muito tempo na política e, com certeza, terá reflexo nas eleições municipais. A ideia é fortalecer a ala jovem do PL e fazer contrapor à esquerda”, diz.

Holiday afirma ainda que o seu ato de filiação, no dia 25, deve ter a presença de “outros 20 jovens” que irão, segundo ele, “fortalecer o PLJ (PL Jovem) de São Paulo”. O evento, de acordo com o jornal, terá a presença de Bolsonaro.

O PL, vale dizer, ainda não confirmou a chegada de Holiday ao partido. Valdemar, presidente da sigla, também não comentou o tema, assim como Jair Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.