CartaExpressa

Vídeo: Guedes exalta os EUA e diz que ‘o chinês criou o coronavírus’

O ministro não sabia que a reunião estava sendo gravada

O ministro da Economia Paulo Guedes. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Economia, Paulo Gudes, usou uma reunião do Conselho de Saúde Suplementar nesta terça-feira 27 para atacar a China. Segundo ele, “o chinês inventou o vírus”, mas desenvolveu uma vacina menos eficiente que aquelas criadas por empresas norte-americanas.

A declaração foi proferida como forma de defesa da eficiência de empresas privadas na comparação com o setor público. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o ministro não sabia que a reunião estava sendo gravada.

Ao ser informado, pediu: “Só não manda para o ar, por favor”.

Assista ao vídeo:

Neste momento, a vacina mais utilizada no Brasil para combater a pandemia de Covid-19 é a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida em solo nacional pelo Instituto Butantan. Apesar disso, o imunizante já foi atacado em diversas oportunidades pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar