CartaExpressa

Juízes federais se manifestam contra ataques de Bolsonaro: ‘Inaceitáveis’

Em nota, a Ajufe afirma que a liberdade de expressão ‘não autoriza que sejam proferidas ameaças às instituições ou a seus integrantes’

Presidente Bolsonaro. Foto: AFP Photos
Apoie Siga-nos no

A Associação dos Juízes Federais do Brasil emitiu uma nota nesta sexta-feira 6 para repudiar os ataques e as ameaças do presidente Jair Bolsonaro ao Poder Judiciário. A entidade, que representa magistrados de todo o País, critica a “escalada de desrespeito aos integrantes do Supremo Tribunal Federal protagonizada pelo Chefe do Poder Executivo e empenha total apoio ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, que tem se dedicado na busca pelo diálogo equilibrado e transparente entre as autoridades constituídas”.

Para a Ajufe, “são inaceitáveis as repetidas mensagens distorcidas sobre decisões judiciais e sobre a higidez do processo eleitoral brasileiro, além das reiteradas ofensas a membros do Supremo Tribunal Federal, com ameaças diretas de ruptura com a ordem legalmente constituída”.

Os juízes federais ainda ressaltam que a  liberdade de expressão “não autoriza que sejam proferidas ameaças às instituições ou a seus integrantes, tampouco ilações e calúnias contra quaisquer pessoas, sobretudo magistrados no cumprimento do seu dever constitucional”.

Além de ameaçar a realização das eleições de 2022, Bolsonaro insiste nos ataques pessoais a ministros do STF, em especial Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Nesta sexta, o presidente tornou a divulgar fake news sobre Barroso ao afirmar que o ministro “quer que nossas filhas e netas de 12 anos tenham relações sexuais sem problema nenhum”. Na véspera, ao criticar Moraes por inclui-lo no Inquérito das Fake News, Bolsonaro disse que “a hora dele vai chegar”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar