CartaExpressa
Lula define o marqueteiro de sua campanha à Presidência em 2022
Na ‘3ª via’, Moro escolhe publicitário argentino para tentar crescer nas pesquisas
![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Sem-Título-14-2.jpg)
O ex-presidente Lula definiu que sua campanha eleitoral no rádio e na TV será coordenada pelo marqueteiro Augusto Fonseca, da MPB Estratégia & Criação. Na disputa, a empresa venceu a Leiaute, a Corbellini e a agência do publicitário Paulo de Tarso.
A escolha do marqueteiro passou, além de Lula, pelo coordenador da comunicação da pré-campanha, Franklin Martins, e pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Fonseca já trabalhou em campanhas políticas de adversários de Lula, como Aécio Neves (PSDB), e de ex-aliados do petista no campo progressista, como Ciro Gomes (PDT).
João Santana, que já atuou como um “super marqueteiro” em campanhas petistas, cuidará da candidatura de Ciro à Presidência.
Ainda na chamada ‘3ª via’, Sergio Moro (Podemos) escolheu o publicitário Pablo Nobel para comandar sua equipe de marketing. O argentino integra a agência AM4, que trabalhou para a campanha de Jair Bolsonaro em 2018. Nascido em Buenos Aires, ele vive no Brasil há 40 anos e se formou em Ciências Sociais pela PUC-SP.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.