CartaExpressa

Lula recebe carta em que Xi Jinping reforça ‘amizade e parceria estratégica’ entre Brasil e China

O presidente chinês também voltou a parabenizar o petista pela vitória na eleição deste ano

Apoie Siga-nos no

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter recebido, nesta quinta-feira 8, uma carta do presidente da China, Xi Jinping.

No texto, segundo Lula, Xi reforça “os cumprimentos pelo resultado eleitoral, a amizade e parceria estratégica global entre nossos países e a visão de longo prazo das relações entre Brasil e China”.

A China segue no topo da lista de parceiros comerciais do Brasil. O país respondeu pela maior participação nas exportações brasileiras em 2021: 31,28% do total, ou 87,7 bilhões de dólares. Na segunda posição, os EUA registraram 11%, ou 31,1 bilhões de dólares.

Os chineses também responderam pela maior participação nas importações brasileiras: 21,7%, ou 47,6 bilhões de dólares.

Ainda assim, o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi marcado por uma retórica anti-China. Em um dos episódios de provocação, o presidente insinuou que o coronavírus poderia ter nascido em um laboratório.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar