Moraes volta atrás e libera publicações com acusações de ex-mulher de Lira

Nas reportagens, Jullyene Lins acusa o parlamentar de estupro e agressão

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, voltou atrás e decidiu liberar um vídeo e dois textos jornalísticos com denúncias de Jullyene Lins, ex-mulher do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra o parlamentar.

Na terça-feira 18, Moraes havia determinado a remoção dos links a pedido de Lira. Na nova decisão, Moraes justifica que, após o bloqueio, verificou que a alegação da defesa de Lira não era procedente.

“Após a realização dos bloqueios determinados, as informações coletadas demonstram que algumas das URLs não podem ser consideradas como pertencentes a ‘um novo movimento em curso, claramente coordenado e orgânico, e nova replicagem, de forma circular, desse mesmíssimo conteúdo ofensivo e inverídico’, como salientado pelo requerente”, escreveu o ministro.

O vídeo que agora voltou a ser liberado foi veiculado pelo jornal Folha de S.Paulo, onde o veículo exibe uma entrevista concedida por Jullyene em janeiro de 2021. Ela relatou ter sido vítima de violência psicológica e física.

Os textos são dos portal Terra e do site Brasil de Fato. A decisão, no entanto, não faz referência ao vídeo excluído do canal Mídia Ninja, de junho de 2023, também com o mesmo teor.

O caso da ex-mulher de Lira volta à tona em meio a repercussão na mídia do PL do Aborto, que recebeu a aprovação do regime de urgência concedida por Lira na semana passada. Se aprovado, o texto pode representar um grave retrocesso no direito ao aborto legal concedido a mulheres e meninas vítimas de estupro, além de igualar a pena a de homicídio para aquelas que tentarem métodos ilegais.


A defesa de Lira alega a existência de um “movimento orgânico, encadeado, de divulgação de notícia mentirosa” para desestabilizar a figura política e constranger o exercício da função de presidente da Câmara dos Deputados.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.