Olavo de Carvalho critica o ‘abandono’ de Sara Winter por bolsonaristas

‘Guru’ de Bolsonaro, o escritor usou as redes para opinar sobre o caso e foi criticado pelos seguidores

Fotos: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O ‘guru’ de Jair Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho, usou as redes sociais nesta segunda-feira 22 para defender a ativista da extrema-direita Sara Winter, presa por liderar o grupo extremista ‘300 do Brasil’ em atos antidemocráticos de ameaças ao Supremo Tribunal Federal.

De acordo com Olavo, Winter teria sido abandonada por seguidores do presidente após a prisão, o que os colocaria no ‘mesmo patamar’ de integrantes da esquerda.

“O abandono em que os tais ‘direitistas’ jogaram a Sara Winter prova que, moralmente, estão no nível da esquerda”, escreveu o guru bolsonarista.

O ‘abandono’ ao qual ele se referese deu depois que Sara Winter foi presa e passou a se declarar ex-aliada do presidente. Nesta semana, por exemplo, ela disse ‘ter vergonha de quando saía na rua gritando mito’ e atribuiu a ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, a coordenação dos ataques contra o STF. As ordens para os atos antidemocráticos, segundo ela, teriam partido do militar e de deputadas bolsonaristas, como Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP). A tese foi rechaçada pelos integrantes do governo e Sara virou alvo de ataques dos ex-aliados nas redes.

Seguidores criticaram Olavo por se manifestar em favor de Sara. Os bolsonaristas também compararam o caso ao do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), outro preso por ameaças aos ministros do STF. Silveria, entretanto, segue apoiando Bolsonaro.

“Então explica por que que o Daniel Silveira sendo mais perseguido e sofrendo mais do que ela teve uma postura diferente, ele por exemplo não saiu na mídia difamando a direita e os apoiadores do governo”, questionou um bolsonarista.


“Professor, com todo respeito, o senhor é terrível para discernir caráter. Joice [Hasselmann], Sara, Felipe Moura. Nem todos que te elogiam e falam de Deus, fazem isso com sinceridade professor, melhor não colocar as mãos no fogo por essa gente”, respondeu outro apoiador do presidente.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.