CartaExpressa

Os elogios de Rosa Weber a Cristiano Zanin no STF

O ex-advogado do presidente Lula assumiu oficialmente uma cadeira na Corte nesta quinta-feira 3

Foto: Reprodução/TV Justiça
Apoie Siga-nos no

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, quebrou o protocolo e proferiu um discurso de boas-vindas ao ministro Cristiano Zanin, empossado nesta quinta-feira 3.

“Como todos sabem, vossa excelência também, a cerimônia de posse de ministro no Supremo Tribunal Federal não comporta espaço para discursos. Mas eu, na condição de presidente do Supremo Tribunal Federal, em nome de todo o colegiado, quero dar a vossa excelência as boas-vindas”, disse a ministra. “Estou convicta de que vossa excelência, com sua cultura jurídica, seu preparo técnico, sua experiência e sua extrema lhaneza, enriquecerá sobremodo este colegiado.”

A indicação de Zanin, formalizada pelo presidente Lula em 1º de junho, foi aprovada pelo Senado 20 dias depois. No plenário, foram 58 votos favoráveis e 18 contrários. Ele precisava do endosso de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Se o Congresso Nacional não aprovar mudanças nos mandatos de ministros, Zanin poderá permanecer na Corte até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar