PF conclui investigação e indicia servidora que aplicou provas por vazamento do Enem

Crime pode gerar uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa

Foto: Angelo Miguel/MEC

Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal concluiu nesta sexta-feira 17 as investigações e identificou a pessoa responsável por realizar o vazamento da prova do Enem realizada em 2023.

De acordo com a PF, o inquérito teve início no dia seguinte à prova do Enem, na cidade de Caruaru (PE), em razão da descoberta das primeiras publicações da prova de redação antes mesmo da divulgação do conteúdo da prova pelo Inep.

A investigação concluiu que uma pessoa contratada para aplicar a prova do ENEM na cidade de Belém (PA) tirou uma foto da prova de redação às 13h50, quando a prova ainda estava em andamento, e encaminhou a uma amiga, professora.

Ela foi indiciada por divulgar de forma indevida conteúdo sigiloso em processo seletivo. O crime pode gerar uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.