CartaExpressa

PoderData: Governo Bolsonaro é reprovado por 58% dos brasileiros

Esta é a primeira vez em quatro meses que os números indicam alguma melhora na avaliação do presidente e sua equipe

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro chegou a 58% na mais recente pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira 14 pelo site Poder360. O volume representa uma leve melhora na avaliação negativa da atual gestão se comparado com o levantamento anterior, quando a reprovação era de 63%.

A leve melhora também pode ser vista na parcela que avalia positivamente o atual governo, que passou de 31% a 33%, variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

A percepção popular do trabalho individual de Bolsonaro também foi medida pelo PoderData. Ao todo, 53% dos brasileiros disseram considerar a atuação do presidente como ‘ruim’ ou ‘péssima’. O volume é cinco pontos percentuais menor do que na pesquisa anterior.

Já quem avalia o trabalho do ex-capitão como ‘ótimo’ ou ‘bom’ soma 29%, superando os 25% da última pesquisa. A opção ‘regular’ foi marcada por 18% dos entrevistados, um aumento de três pontos percentuais.

Esta é a primeira vez em quatro meses que os números indicam alguma melhora na avaliação do presidente e sua equipe.

Mulheres e jovens entre 16 e 24 anos seguem como os grupos que mais desaprovam a atual gestão, com 62% e 80% de reprovação, respectivamente. Entre os homens, a aprovação do governo Bolsonaro é de 41%. A atual gestão também se sai melhor nas camadas de 24 a 44 anos e maiores de 60, quando é avaliado positivamente por 38% e 37%, respectivamente.

Ao todo, foram realizadas 2.500 entrevistas entre os dias 11 e 13 de setembro em todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar