CartaExpressa

Senador aliado de Bolsonaro apresenta projeto para proibir suposto ‘viés ideológico’ no Enem

A proposta de Cleitinho (PL-MG) também mira concursos públicos e vestibulares

O senador Cleitinho (Republicanos-MG). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou no fim de 2023 um projeto de lei para vedar o uso de conteúdos com “viés ideológico” em questões do Enem, de concursos públicos e de vestibulares de universidades públicas.

Segundo o texto, caso a medida não seja cumprida, a banca examinadora poderá ser suspensa por até cinco anos de concursos e vestibulares, além de ter de pagar uma multa.

Na justificativa, o aliado de Jair Bolsonaro (PL) alega que as avaliações devem buscar a imparcialidade, selecionando candidatos por um crivo técnico e promovendo o “pensamento crítico, independentemente do viés ideológico dos examinadores”.

O Senado ainda não iniciou a tramitação do projeto, que passará por comissões antes de eventualmente chegar ao plenário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar