CartaExpressa

VÍDEO: Bolsonaristas convocam novo ato golpista em São Paulo e pedem ‘desobediência civil’

Carro de som circula em Guaratinguetá convocando moradores para um ‘comício da discordância das eleições’

Apoie Siga-nos no

Após 37 dias da eleição presidencial, um grupo decidiu convocar nova manifestação golpista contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL).

Nesta sexta-feira 6, um carro de som gravado pela equipe de CartaCapital passava pelas ruas de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, com a seguinte mensagem: 

“Atenção, brasileiros! Ao contrário do que se mostra, a luta está só começando. Dias 7 e 8 de janeiro, em frente à Aeronáutica em Guaratinguetá, convocação de brasileiros para ‘Comício da Desobediência Civil e Discordância das Eleições para Presidente da República'”. 


Apesar do desmonte de acampamentos e da saída de Bolsonaro do País, alguns apoiadores do ex-capitão insistem em ações golpistas.

Em Guaratinguetá, onde Bolsonaro superou Lula nos dois turnos, militares da Escola de Especialistas da Aeronáutica precisaram fazer um cerco, em novembro do ano passado, para impedir a aproximação dos manifestantes até a sede da instituição.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.