Cultura

assine e leia

A pedra tornada pele e veludo

Donatello soube resumir a dor e a coragem e expressar, em três dimensões, as emoções humanas

Davi com os pés sobre a cabeça de Golias; o alegre Spiritello; o Cristo morto; e o intelectual pensativo são algumas das figuras expostas em Londres - Imagem: Alexandrine Baptiste, Giovanni Racciatti, Museu Nacional de Bargello e Museu de Arte Bizantina de Berlim
Apoie Siga-nos no

Uma figura surpreendente chegou à Grã-Bretanha: um homem com uma quase carranca, pensamentos insones e barba por fazer. Seus olhos estão abatidos e sua testa redonda, baixa. Ele seria reconhecido em qualquer lugar de sua Itália natal: o intelectual pensativo, de olhos escuros e ascético, com uma barba preta desgrenhada. Só que ele é do século XV, e fundido em bronze dourado reluzente.

A encomenda original era para um relicário medieval – lugar onde se guardavam os restos mortais de um santo, neste caso, o crânio de San Rossore, um soldado romano convertido ao cristianismo. Mas o escultor Donatello superou todas as regras e convenções e não apenas imaginou o santo como um ser vivo – não um ícone – como criou o impressionante retrato de um homem moderno no pleno ato de pensar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo