Cultura

assine e leia

Longa viagem bibliotecas adentro

o ensaísta italiano roberto calasso explora com graça e sagacidade os mistérios guardados nas estantes de uma casa, nas livrarias e nas mentes dos leitores

Imagem: Giorgio Magister
Apoie Siga-nos no

Roberto Calasso, ensaísta e editor nascido em Florença, em 1941, e morto em 2021, atravessou a vida entre e sobre livros. Não deixa, portanto, de conter um tanto de autobiografia Como Organizar uma Biblioteca, publicado na Itália, em 2020, e agora traduzido para o português.

O formato menor que o padrão e a capa marrom com letras impressas na cor das lombadas de livros antigos tornam a edição da Companhia das Letras especialmente atraente para aqueles que, como certos personagens trazidos à luz por ­Calasso, têm com o objeto livro uma relação que passa pelo encantamento.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo