Cultura

assine e leia

O antes e o depois das pandemias

David Quammen, escritor de mão-cheia e conhecedor perspicaz das sequências de aminoácidos de um vírus, relata a aventura do Sars-CoV-2

Olhar de naturalista. Quammen nos faz admirar a diversidade da natureza e os meandros da seleção natural - Imagem: Louise Johns e iStockphoto
Apoie Siga-nos no

A Covid-19 é a primeira pandemia na qual a genômica molecular foi aplicada em escala. Graças a essa ciência, os pesquisadores conseguiram publicar o genoma do novo ­Coronavírus, o Sars-CoV-2, em tempo recorde e acompanhar o surgimento de novas variantes.

Graças à ciência da filogenética molecular, um método para ler a profunda história evolutiva dos vírus, conseguimos rastrear sua divergência em relação a outros Coronavírus conhecidos – como os do tipo Sars hospedados em morcegos e cujos códigos genéticos estão armazenados em laboratórios na China e em outras partes do mundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo