Cultura

assine e leia

O combate em verso

Roberto Piva, cuja obra é pela primeira vez reunida em um único volume, soube vaticinar o futuro e enfrentar a hipocrisia

Imagem: Acervo Roberto Piva/IMS
Apoie Siga-nos no

É difícil falar de alguém cuja lenda pairou sobre São Paulo por mais de 50 anos. Quando conheci Roberto Piva, no início dos anos 1960, sua reputação já estava estabelecida. Conheci-o num momento em que éramos os dois jovens, e só o reencontrei em outro momento, quando éramos os dois velhos.

Houve um longo período de ausências a intermediar esses dois momentos em que só ouvia falar dele por meio de outros. Outros que o conheciam, o viam e privavam da sua proximidade. No entanto, Piva, mesmo ausente, permaneceu fundamental na minha vida. Aos poucos anos de convivência com ele e com aquele grupo que se reunia ao acaso no Centro da cidade, pelos bares, ­ruas e escadarias da Biblioteca Mário de Andrade, devo meus anos de formação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo