Cultura

assine e leia

Os filhos da bomba atômica

Em seu primeiro romance desde A Estrada, de 2006, Cormac McCarthy flerta com a ciência e mostra um planeta à beira da aniquilação

Projeto. O autor, de 89 anos, sempre esteve interessado na ideia de fim do mundo - Imagem: Beowulf Sheehan
Apoie Siga-nos no

“Toda história física se transforma numa quimera com o passar do tempo”, diz uma personagem no novo romance de Cormac ­McCarthy, O Passageiro. A narrativa histórica é, para o autor norte-americano, a força motora da sociedade e das tramas que ele engendra. “As coisas separadas de suas histórias não têm significado. Elas são apenas formas”, escrevia ele três décadas atrás, em A Travessia (1994).

No novo livro, o primeiro em 16 anos, o autor dá forma à história por meio da narrativa íntima de um irmão e uma irmã. Lidando com temas caros à sua obra, como família e apocalipse, ele não se contenta em ficar na zona de conforto e amplia desta vez seu horizonte para questões científicas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s