Cultura

assine e leia

Uma vida real, mas inventada

José Luís Peixoto combina biografia e romance para narrar, a partir da velhice, a história do empresário português Rui Nabeiro

Imagem: Patrícia Santos Pinto
Apoie Siga-nos no

Na obra do escritor português ­José Luís Peixoto, a memória e seus meandros têm um papel fundamental. E não é diferente Almoço de Domingo, que foi originalmente publicado em 2021 e chega agora ao Brasil. Mas, no novo romance, o autor, embora se mantenha ancorado à memória, experimenta diferentes gêneros, atravessando narrativas como a biográfica e a histórica.

“O passado tem de provar constantemente que existiu. Aquilo que foi esquecido e o que não existiu ocupam o mesmo lugar. Há muita realidade a passear-se por aí, frágil, transportada apenas por uma pessoa”, diz o narrador. Esta é uma questão fundamental do livro: o lugar único que uma pessoa e suas lembranças ocupam no mundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo