Unicamp aprova título de doutor honoris causa para Racionais MC’s

A honraria foi concedida pelo Conselho Universitário após reivindicações de alunos e professores

Foto: Reprodução/Instagram

Apoie Siga-nos no

O Conselho Universitário da Unicamp aprovou na última terça-feira 28 a outorga do título de doutor honoris causa aos músicos do Racionais MC’s. 

A concessão constava da Carta Antirracista, elabora em 2022 por estudantes e professores da disciplina Tópico Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro.

O conselho considerou Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro”. 

“A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no País, destacando a crítica social incluída em sua produção”, reforçou o Consu.

Em novembro, o mesmo título foi concedido a Mano Brown pela Universidade Federal do Sul da Bahia. 

O título de doutor honoris causa é uma distinção concedida a pessoas que tenham contribuído para o progresso das ciências ou das letras – ou, ainda, que tenham beneficiado a humanidade ou a universidade. 


Desde a fundação, a Unicamp concedeu a honraria a 31 personalidades, incluindo os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.

Além de reconhecidos como integrantes do mais importante grupo brasileiro de rap, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay são reverenciados pela atuação política e por letras que trabalham com a autoestima de jovens negros periféricos.

Segundo o Consu, “a obra dos Racionais MC’s faz parte do cotidiano da Unicamp desde 2018, quando as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno tornaram-se leitura obrigatória do vestibular”.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.