Diálogos Capitais

Representantes do governo, plataformas e sociedade civil apontam caminhos para uma aliança anti-desinformação

A mais recente edição da série Diálogos Capitais discutiu o combate às fake news e ao discurso de ódio na internet

Apoie Siga-nos no

Passado os ataques mirando as instituições brasileiras em 8 de janeiro — organizados e transmitidos em massa pelas redes sociais – a necessidade de colaboração mútua entre governo e as plataformas digitais no combate à desinformação e ao discurso de ódio ficou ainda mais evidente. 

Buscando apontar caminhos para esta aliança, CartaCapital apresentou, nesta terça-feira 7, mais uma edição da série de debates Diálogos Capitais, dedicada às perspectivas com a volta dos debates parlamentares em torno do PL das Fake News

A mesa de abertura tratou dos desafios dessa união entre as plataformas, governo e sociedade, e discutiu as demandas de cada setor.

Estiveram presentes os especialistas:

  • Samara Castro, Diretora do Departamento de Promoção da Liberdade de Expressão, da Secretaria de Políticas Digitais de Comunicação Social da Presidência da República; 
  • Renata Mielli, pesquisadora e integrante da Coalizão Direitos na Rede; 
  • Alana Rizzo, head de políticas públicas do YouTube Brasil; 
  • Dario Durigan, head do WhatsApp Brasil. 

Para os representantes das plataformas YouTube e WhatsApp, um exemplo destacado foi a parceria das mídias sociais com o TSE para conter a desinformação nas eleições de 2022, que conseguiu conter boa parte dos problemas diagnosticados na corrida eleitoral de 2018. 

Além disso, Samara Castro também comentou que as estruturas do novo governo visam a atuação em diferentes frentes, o que corrobora as preocupações da pesquisadora Renata Mielli em relação ao tema. Segundo ela, não há “bala de prata” para solucionar de maneira homogênea os desafios da Era Digital. 

Assista: 

Ainda nesta terça-feira 7 às 11h, temos a mesa “As leis em discussão no Brasil e os exemplos internacionais”.

Estarão presentes Orlando Silva, relator do PL das Fake News; Paula Bajer Fernandes da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP); Eliara Santana, pesquisadora do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT-IDDC); Rose Marie Santini, diretora do NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da UFRJ e Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet.

Acompanhe:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo