Webinar de CartaCapital discute a liberdade de expressão na sociedade em rede; inscreva-se

Em parceria com InternetLab, o seminário virtual recebe especialistas no dia 13 para debater os conflitos e perspectivas da era digital

Apoie Siga-nos no

Em uma escalada exponencial de crescimento, a internet compõe cada dia mais a realidade da população mundial. Este ano, por exemplo, alcançou-se o marco de aproximadamente 5 bilhões de usuários ativos no globo.

Além dos diversos avanços, também entrou nessa arena a constante exposição aos extremos. O império das big tech abriu caminho para o avanço das fake news, do discurso de ódio e do caos institucional, impondo desafios inéditos a democracias do mundo todo.

Para entender como lidar com esse cenário, CartaCapital e o InternetLab, com o apoio do Terra, se reuniram com um time de especialistas para expor e analisar tudo o que você precisa saber a respeito dos impactos na internet na liberdade de expressão, discurso de ódio e desinformação.

São profissionais referências do ramo de pesquisa acadêmica, dos órgãos eleitorais e representantes das próprias redes sociais para destacar as reflexões e medidas mais importantes geradas sobre o assunto nos últimos anos.

A programação dedica o dia de terça-feira 13, a partir das 10h para as discussões. A mesa de estreia se debruça sobre a violência política e os pressupostos que sustentam a livre manifestação do pensamento nas redes.

As debatedoras serão Alana Rizzo, líder de políticas públicas no Youtube Brasil; Bia Barbosa, mestra em políticas públicas (FGV) e integrante da Coalizão Direitos na Rede; Fernanda Martins, antropóloga e diretora do InternetLab e Jamile Coelho, desembargadora eleitoral do TRE-AL.


A segunda mesa, marcada para às 18h, questiona e analisa os riscos à integridade das eleições e à garantia da liberdade de manifestação do cidadão no ambiente virtual.

Com participação de João Brant, pesquisador em políticas de comunicação e cultura; Natália Paiva, head de políticas públicas do Instagram na América Latina; Paulo Rená Santarém, pesquisador no Instituto de Referência em Internet e Sociedade e Diretor do Aqualtune LAB e Silvana Batini, Procuradora Regional da República, Doutora em Direito pela PUC/RJ, Professora da FGV Direito Rio.

A inscrição é gratuita. Os participantes podem interagir enviando perguntas durante a transmissão ao vivo e também rever o conteúdo quando quiser.

Além disso, os inscritos recebem um brinde de 30 dias de assinatura cortesia da Carta Digital + um e-book exclusivo.

Para mais informações, acesse este link.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.