Diversidade

Silvio Santos contesta vitória de mulher negra e é acusado de racismo

Apresentador mudou a regra do quadro, tirou o prêmio que seria de uma cantora negra e elegeu quem achou mais bonita: uma mulher branca

Apresentador Silvio Santos. Foto: SBT
Apoie Siga-nos no

O apresentador Silvio Santos foi acusado de racismo por usuários das redes sociais ao ter contestado a vitória de uma mulher negra durante seu programa, no último domingo 8. No quadro “Quem Você Tira?”, o dono do SBT deixou de premiar a cantora negra Jennyfer, escolhida por votação popular como a melhor, e decidiu dar 500 reais para todas as candidatas, além de mais 500 reais para a candidata que julgou ter feito a melhor interpretação.

As candidatas cantaram a música viral “Caneta Azul” e Jennyfer Oliver fez 84 pontos, enquanto as outras colocadas fizeram apenas 8 e 5 pontos. Mesmo assim, a escolhida de Silvio foi a terceira colocada, Juliani, que recebeu o valor extra e foi elogiada pelo apresentador: “Você é muito bonita”. O público desconfiou da atitude de Silvio e o acusou de estar sendo racista com a intérprete que mais pontuou.

A cantora que deveria ter ganho o prêmio, Jennyfer – Foto: Reprodução

Nas redes sociais, Jennyfer se posicionou dizendo que se sentiu constrangida por Silvio Santos, mas que não abrirá processo contra ele.

“Ganhei o dinheiro, pagamos as contas, o Silvio vai continuar podre de rico e não vai adiantar nada ficar brigando pelo que achamos que está certo. […] Não adianta processar, ir atrás de direitos, porque vou ser prejudicada, nunca mais vou participar de emissora nenhuma, vou queimar meu dinheiro com advogado… Deixa pra lá”, disse ela, no Instagram.

Personalidades se sensibilizaram e questionaram a atitude de Silvio Santos nas redes sociais. O influenciador Felipe Neto, por exemplo, escreveu que não é a primeira vez que o apresentador é racista:

Já a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) acusou a situação de ser meritocrática:

Por fim, a cantora sertaneja Marília Mendonça decidiu dar visibilidade ao trabalho de Jennyfer como cantora do estilo e compartilhou um vídeo em que ela canta uma de suas músicas:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo