Alta voltagem

O mercado de carros elétricos cresce 50% anualmente e atrai bilionários investimentos estrangeiros

Pioneiras. A GWM comprou uma planta industrial da Mercedes-Benz no município paulista de Iracemápolis. Já a concorrente BYD assumiu as instalações da Ford em Camaçari, na Bahia, e pretende produzir 150 mil unidades até o fim de 2014 – Imagem: GWM Global e BYD

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Ao término do primeiro ano de um governo que tem como bandeira promover a reindustrialização nacional em bases ecológicas e sustentáveis, os produtores de veículos elétricos poderão comemorar a marca de 200 mil unidades rodando pelas ruas e estradas brasileiras. O resultado é avaliado pelos dirigentes do setor como a confirmação de que a eletromobilidade tem no País um amplo espaço para crescer, mas ainda há grande expectativa quanto à efetivação de ações de inovação voltadas à indústria automotiva.

O crescimento da frota elétrica no Brasil suscita também discussões sobre os riscos ambientais inerentes à extração de lítio e outros minerais utilizados para a fabricação de baterias. No fim, essa exploração compensa o ganho em termos de redução de gases de efeito estufa trazidos pelos motores elétricos? Há dúvidas ainda sobre a duração dessa tecnologia: veio para ficar ou servirá somente para um período de transição, uma vez que outras novidades, a exemplo dos carros movidos a hidrogênio, não param de surgir?

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