Economia

Amazon e Shopee pedem adesão ao programa que isenta compras de até US$ 50

Após análise, o aval às solicitações será formalizado no Diário Oficial da União

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Receita Federal informou nesta sexta-feira 15 ter recebido pedidos de adesão da Amazon e da Shopee ao programa Remessa Conforme.

Em 1º de agosto, passou a vigorar a isenção federal para compras online de até 50 dólares. Em troca, as empresas deveriam entrar no programa de conformidade da Receita.

Caso as companhias não aderissem ao programa, haveria cobrança de alíquota de 60% de Imposto de Importação, a exemplo do que ocorre com as compras acima de 50 dólares.

Todas as encomendas de empresas para pessoas físicas que aderirem ao Remessa Conforme pagarão 17% de ICMS, tributo arrecadado pelos estados.

A cobrança do imposto foi regulamentada em junho pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, órgão que reúne as Secretarias Estaduais de Fazenda.

Após análise, o aval aos pedidos da Amazon e da Shopee será formalizado no Diário Oficial da União.

Segundo a Receita, as empresas já certificadas no programa representam cerca de 67% do volume de remessas enviadas ao País. Com as novas aprovações, passarão a 78,5%.

Entre as varejistas que já receberam o aval estão Shein, AliExpress e Sinerlog.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo