Governo começa a pagar ’13° do INSS’; veja quem tem direito e como receber

Pagamento foi antecipado pelo governo federal e começa a ser depositado nesta quarta-feira

Foto: Jadson Marques/Futura Press

Apoie Siga-nos no

O INSS vai começar a pagar o abono anual aos beneficiários da Previdência Social nesta semana. A primeira parcela do benefício conhecido como “13° do INSS” será paga na quarta-feira 24.

O valor será pago a aposentados e pensionistas cujo benefício é de até um salário mínimo, que está, atualmente, em R$ 1.412. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começará no próximo dia 2 de maio.

Para ter direito ao abono, é preciso que a pessoa tenha recebido algum dos seguintes benefícios em 2024:

  • aposentadoria;
  • pensão por morte;
  • auxílio-reclusão;
  • auxílio-acidente;
  • ou auxílio por incapacidade temporária. 

O repasse do “13° do INSS” foi antecipado pelo governo Lula (PT), que espera que o benefício abarque cerca de 33 milhões de pessoas. Segundo o governo, é esperado que a medida injete 30 bilhões de reais na economia brasileira nos próximos meses.

Calendário de pagamentos

O abono será pago em duas parcelas, sendo que cada uma representa 50% do valor. Considerando quem recebe até um salário mínimo, beneficiários com o número do NIS terminado em 1 começam a receber no próximo dia 24, enquanto os que possuem NIS terminado em 2 recebem no dia seguinte. 


A dinâmica de pagamentos da primeira parcela segue até o dia 8 de maio, quando será paga a primeira parcela para pessoas com NIS terminado em 0. O intervalo de pagamento entre a primeira e a segunda parcela é de cerca de um mês.

Já o pagamento para quem recebe mais de um salário mínimo será diferente. As datas são as seguintes:

  • Pagamentos em 2/5 e 3/6: NIS com final 1 e 6
  • Pagamentos em 3/5 e 4/6: NIS com final 2 e 7
  • Pagamentos em 6/5 e 5/6: NIS com final 3 e 8
  • Pagamentos em 7/5 e 6/6: NIS com final 4 e 9
  • Pagamentos em 8/5 e 7/6: NIS com final 5 e 0.

Como consultar

Para consultar o “13° do INSS”, o usuário precisa entrar na página Meu INSS. No site, é preciso fazer login com a conta Gov.br. Uma vez cadastrado, deverá acessar o “Extrato de Pagamento”, que vai informar o valor do pagamento mensal e o referente ao 13°.

Também é possível fazer a consulta no aplicativo Meu INSS. Na versão móvel, o usuário também deverá fazer login com a conta Gov.br e seguir o passo a passo até acessar o extrato de pagamento.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.