Magazine Luiza identifica erros em lançamentos e revisa balanços; entenda

Empresa constatou lançamentos indevidos de bonificação em exercícios anteriores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Apoie Siga-nos no

O Magazine Luiza informou, nesta segunda-feira 13, que identificou lançamentos indevidos de bonificações relacionadas a exercícios anteriores em seu balanço. 

O erro ocasionará em uma revisão dos demonstrativos financeiros referentes a 2022 e aos dois primeiros trimestres de 2023. 

Segundo a varejista, considerando os reajustes, o impacto total sobre o patrimônio líquido da empresa foi de 322 milhões de reais, o que corresponde a 1% ide seus ativos. 

A nota divulgada informa que o Conselho de Administração da empresa implantará novas medidas de controle interno, a revisão das matrizes de risco, bem como o aprimoramento do plano sobre processos de negociação comercial. 

Uma investigação foi iniciada após uma denúncia anônima apresentada em março, que afirmava que a empresa estaria contabilizando parte das bonificações com fornecedores, valores condicionadas ao desempenho das vendas ao consumidor, antes da conclusão das campanhas de vendas.

Sendo assim, houve um reconhecimento antecipado dos créditos da empresa, o que alterou os resultados financeiros entre 2022 e o segundo trimestre deste ano. 


Segundo a Magalu, 829,5 milhões de reais foram excluídos da linha de patrimônio e só devem ser novamente reconhecidos caso os requisitos das campanhas sejam cumpridos.

A empresa ainda implementou um novo sistema, para o qual deve migrar todos os fornecedores, que aglutina dados dos acordos de bonificação e do desempenho de vendas. 

Ainda nesta segunda-feira, o Magazine Luiza divulgou os resultados do terceiro trimestre do ano. A varejista registrou como lucro líquido 331,2 milhões de reais. O resultado mostra uma reversão do prejuízo registrado no mesmo período do ano passado. 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.