Economia

assine e leia

O óbvio ululante

Temos o dever de preservar o planeta ou a riqueza dos bilionários?

A população pobre, negra e periférica é a que mais sofre – Imagem: Gustavo Mansur/Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Apoie Siga-nos no

A discussão sobre a tributação de grandes fortunas é cada vez mais urgente, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Estudos mostram o quanto os países deixam de arrecadar ao preservar seus bilionários do pagamento de impostos justos. Essa informação foi confirmada no último encontro da Trilha Financeira do G-20, em Brasília, quando o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da USP revelou que uma cobrança de 2% sobre a riqueza de 0,2% dos brasileiros mais ricos poderia gerar uma receita anual de 41,9 bilhões de reais.

Quando os noticiários nos mostram as consequências das inundações no Rio Grande do Sul, não podemos deixar de pensar no quanto esse orçamento seria útil agora para a reconstrução do estado. Mas ele não existe. Para efeito de comparação, os 41,9 bilhões de reais não taxados seriam suficientes para aumentar em mais de dez vezes o orçamento de 2023 do Ministério do Meio Ambiente, que foi de apenas 4,3 bilhões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo