Economia
Porto de Santos sai da lista de privatizações e ministro anuncia R$ 13,4 bilhões em investimentos
Atualmente quem administra o Porto de Santos é a Santos Port Authority S. A., empresa pública vinculada ao governo federal
![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2013/05/dsc_8668_09_03_10_dragagem.jpg)
O Porto de Santos, considerado o maior do Brasil, deixou o plano de desestatização do governo federal, anunciou nesta sexta-feira 27 o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Além disso, o Complexo Portuário vai receber R$ 13,4 bilhões num período de oito a dez anos.
O ministro visitou nesta sexta o Complexo Portuário e anunciou as medidas. “Alinhado com o que foi determinado pelo presidente Lula, estamos formalizando a não privatização do Porto de Santos. Mesmo o porto público, tem muita PPP que pode ser feita dentro. É nesse sentido que a gente quer trabalhar”, disse.
A privatização do Porto de Santos era um dos desejos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já havia enviado uma minuta do edital de concessão ao Tribunal de Contas da União.
O processo de desestatização do complexo foi pausado pelo governo Lula (PT) no começo do ano e agora foi cancelado oficialmente. Atualmente quem administra o Porto de Santos é a Santos Port Authority S. A., empresa pública vinculada ao governo federal.
Investimentos previstos
Serviços de adequação e dragagem de aprofundamento de berços, reforma do cais da Ilha Barnabé, melhorias na avenida perimetral, implantação do sistema de gerenciamento do tráfego de navios, obra de acesso do túnel Santos-Guarujá, estão entre os principais projetos previstos para o Porto de Santos.
A apresentação do projeto inicial da ligação seca Santos-Guarujá está prevista para os próximos meses.
No ano passado, Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022. Em relação a 2021, o resultado apresentou um crescimento de 10,5%. O volume de embarques cresceu 15,1%, alcançando 118,7 milhões de toneladas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-13-at-15.54.53-1-300x173.jpeg)
Em cerimônia sem Lula, Silvio Costa Filho assume Portos elogiando ‘melhor presidente do Brasil’
Por Victor Ohana![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Image-2023-03-13-at-15.42.58-2-2-300x173.jpeg)
Diálogo sobre privatização do Porto de Santos com o governo Lula é ‘excelente’, diz Tarcísio
Por Victor Ohana![](https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2023/08/silvio-costa-filho-2-300x200.jpg)