Economia

assine e leia

Tecnologia desumanizadora

Os idosos, os pobres e os sem-banco tornaram-se párias numa sociedade digitalizada e sem dinheiro

Os aplicativos em smartphones são um tormento para muitos – Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Qualquer que seja o oposto da palavra “comovente”, ele certamente se aplica à história de Ruth e Peter Jaffe. O casal de idosos de Ealing, na zona oeste de Londres, ganhou as manchetes na semana passada depois de receber uma cobrança de 110 libras (670 reais) pela companhia aérea Ryanair para imprimir suas passagens no aeroporto de Stansted. Mesmo considerando o custo exorbitante da tinta da impressora, 55 libras para cada folha de papel, é um exemplo chocantemente criativo de preços punitivos.

Os Jaffe, de 79 e 80 anos, disseram que ficaram confusos no site da Ryanair e acidentalmente imprimiram suas passagens de volta, em vez das de ida para Bergerac. É o tipo de erro que qualquer um poderia cometer, embora os octogenários, muitos dos quais lutam com as demandas tecnológicas da digitalização, sejam muito mais propensos a cometê-lo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo