Economia

assine e leia

Trepidações financeiras

Mais uma vez os defensores da eficiência dos mercados voltam com as calças na mão

Desastre. Ligada a ignição da ganância, os tripulantes não podem brecar o trem da alegria, até o descarrilamento – Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Nas últimas semanas o mundo das finanças viveu um período de turbulências. No chacoalhar dos balanços apodrecidos, os Bancos Centrais e os Tesouros Nacionais se aprestaram a socorrer os claudicantes.

Leio no Financial Times: Jason ­Calacanis, um proeminente empresário e investidor da internet, apertou o botão em seu teclado e tuitou um aviso sobre o colapso do Silicon Valley Bank. “Você deve estar absolutamente aterrorizado agora – esta é a reação adequada a uma corrida bancária e contágio. Isso vai se transformar em Caos.”

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo