Educação

Colégio do RS cancela evento com Frei Betto após pressão de pais de alunos

Abaixo-assinado alega que o teólogo seria ‘contra valores importantes e essenciais na educação das crianças’

O teólogo e escritor Frei Betto. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Colégio São José, instituição particular de Caxias do Sul (RS), cancelou um evento com o teólogo e escritor Frei Betto que aconteceria nesta terça-feira 13, após a repercussão de um abaixo-assinado promovido por pais e responsáveis por estudantes.

Na manifestação, com mais de 2,7 mil adesões, os familiares alegam que Betto “é militante de programas pastorais e sociais”, além de autor de livros e artigos “que se apresentam totalmente contra aos valores que acreditamos ser importantes e essenciais na educação de nossas crianças”.

Os responsáveis pelos alunos criticam a obra Sexo, Orientação Sexual e ‘Ideologia de Gênero’, que faz uma crítica ao preconceito e à discriminação da Igreja Católica contra pessoas transgênero e homoafetivas.

Após a repercussão do caso, o colégio anunciou que o evento, intitulado As fomes do Brasil e esperanças de futuro, não seria mais realizado nas dependências da instituição.

Nas redes sociais, é possível identificar comentários ligando a palestra de Frei Betto ao “comunismo” e a uma suposta “doutrinação da esquerda”.

Frei Betto tem atuação voltada aos movimentos sociais e aos direitos humanos e acumula premiações. Ele é autor de mais de 60 obras, marcadas por reflexões sociais e debates, a exemplo de Batismo de Sangue: Os dominicanos e a morte de Carlos Marighella, lançada em 1982 e vencedora do Prêmio Jabuti.

O teólogo comentou o episódio em mensagem enviada ao jornal Folha de S.Paulo “A direita entrou em campo, fez esse manifesto e deram pra trás”, disse. “Não é a primeira vez [que algo do tipo acontece]. Já me agrediram em fila de autógrafo. Já estou acostumado. É um sinal positivo. Sempre digo que há pessoas que, se me elogiassem, eu me sentiria muito mal.”

Créditos: Divulgação

Evento é transferido para Universidade de Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul anunciou que vai sediar a palestra com Frei Betto na terça-feira 13. O evento acontecerá às 19h, no teatro da instituição, no bloco M.

O evento é gratuito, mas é necessário retirar o ingresso junto às entidades promotoras. Os participantes são convidados a doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento, para serem distribuídos a entidades comunitárias que trabalham com crianças, idosos e adolescentes.

A organização da palestra é uma iniciativa do Fórum das Entidades e Movimentos Sociais composto por dezenas de organizações de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê, que se propõe a trazer para a região temas de debates nacionais e palestrantes renomados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo