Ensino médio teve 347 mil matrículas a menos em 2022, diz MEC

Dados preliminares, no entanto, apontam que número de matriculados em escolas em tempo integral cresceu

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

O número de matrículas realizadas no ensino médio em 2022 foi 5,3% menor do que no ano anterior. O dado, que faz parte do Censo Escolar da Educação Básica, foi divulgado nesta sexta-feira 16 pelo Ministério da Educação.

Os números mostram que houve um aumento da evasão escolar na última etapa de ensino após a reabertura gradual das escolas  em decorrência da Covid-19. 

É justamente nesta faixa etária que existe um maior risco de abandono escolar para ingresso precoce no mercado de trabalho.  Apesar de menos matrículas, as análises preliminares apontam que o número de alunos inscritos nas escolas de tempo integral aumentou 10,5%.

O balanço consolidado dos dados sobre o ensino básico no País será divulgado pelo Inep em dezembro. 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.