Educação

Governo Bolsonaro nomeia tenente-coronel da FAB para diretoria responsável pelo Enem

Alexandre Gomes da Silva assumirá o comando da Diretoria da Educação Básica do Inep

A sede do Inep, em Brasília. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O governo de Jair Bolsonaro nomeou o tenente-coronel Alexandre Gomes da Silva para comandar a Diretoria da Educação Básica, vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais, o Inpe.

Entre outras ações, a área é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira 5. Alexandre Silva é integrante da Força Aérea Brasileira e agora ocupa o cargo do antigo diretor Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu em janeiro vítima da Covid-19.

A escolha do tenente-coronel gerou discordância entre o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o então presidente do Inep, Alexandre Lopes, demitido na semana passada.

Entre as demais responsabilidades da Diretoria de Educação Básica estão a definição e a proposição de parâmetros, critérios e mecanismos para avaliar a educação básica e a articulação, com redes estaduais e municipais de ensino, da realização das avaliações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo