Representantes de universidades divulgam manifesto em apoio a Haddad no 2º turno

O documento sai em defesa do papel das instituições públicas na consolidação e na renovação do Estado Democrático de Direito

Créditos: Reprodução

Apoie Siga-nos no

Representantes de universidades do estado de São Paulo lançaram, nesta quinta-feira 13, um manifesto em defesa da Ciência, da Cultura e das universidades públicas, por meio do qual também declaram apoio às candidaturas de Fernando Haddad (PT) ao governo paulista e de Lula (PT) à Presidência. Haddad disputa o Palácio dos Bandeirantes com Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado por Jair Bolsonaro (PL).

O documento defende o papel das instituições públicas na consolidação e na renovação da democracia e do Estado Democrático de Direito. Os signatários mencionam especialmente as instituições de ensino e pesquisa.

“As universidades e as instituições de pesquisa têm, historicamente, no estado de São Paulo, cumprido um papel de protagonismo cultural, científico e tecnológico, que afirma os princípios da autonomia, da criatividade e da busca do conhecimento como fator de geração de riqueza, do combate à desigualdade social”, destacam.

Segundo eles, “nossa história nos coloca ao lado das lutas contra o negacionismo, o obscurantismo, o totalitarismo, o armamentismo e o milicianismo”.

“Contra o desmatamento da Amazônia, a invasão das terras indígenas, o desdém pelos acordos internacionais em favor do ambiente. Contra a cobiça que espalha destruição e fome. Contra o profetismo pernicioso dos manipuladores do medo e dos desvarios do ódio. Contra, enfim, os coveiros da felicidade, que não pode existir onde não haja simpatia humana, amor ao próximo.”

O encerramento do manifesto afirma que a vitória de Lula e Haddad representaria a retomada de rumos do País, “que não irá conviver com toda sorte de crimes e desvarios autoritário”.


O documento é assinado por 115 representantes, de reitores a ex-reitores de instituições como USP, Unicamp, Ufscar e Unesp, e está aberto para adesões da sociedade.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.