Disciplinas
Isaac Newton: um homem de seu tempo
Como Isaac Newton contribuiu para solucionar as questões de sua época
Quem foi Isaac Newton?
Faz parte do senso comum acreditar que os cientistas são pessoas extremamente racionais, alienados de valores estéticos e políticos, vivendo fora de órbita, isolados, imersos em seus pensamentos e teorias, incapazes de expressar sentimentos ou se preocupar com a vida mundana ao seu redor. Isso, porém, não corresponde à realidade.
Afinal, é possível ser cientista e estar inserido nas questões do seu tempo e espaço. Com Isaac Newton (1643-1727) não foi diferente. Acima de tudo, Newton foi um homem do seu tempo. Como tal, estava em um contexto social e histórico propício para o desenvolvimento da Matemática e da Física, cujas descobertas atendiam a uma série de necessidades sociais da época.
Leia atividade didática de Física baseada neste texto
Competência: Compreender as ciências como construções humanas, percebendo seus papéis no desenvolvimento econômico e social
Habilidades: Associar a solução de problemas com o correspondente desenvolvimento científico
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1) Após a leitura do texto “Isaac Newton: um homem de seu tempo”, peça aos alunos para lerem também“As raízes sociais e econômicas do Principia de Newton”
2) Em seguida proponha que, em pequenos grupos, pesquisem e respondam às seguintes questões:
3) Quais eram as necessidades sociais apresentadas pelo autor que vão gerar o desenvolvimento da mecânica?
4) Quais os campos da Física envolvidos na solução dessas necessidades?
5) Nos séculos XVIII e XIX ocorre o desenvolvimento da termodinâmica. Qual era a conjuntura histórica desse período? Quais seriam as raízes sociais da termodinâmica?
6) Como aponta o autor, são as necessidades sociais que geram e financiam as pesquisas e a produção do conhecimento científico. Quais seriam as necessidades sociais que geram a pesquisa atual em nanotecnologia?
7) Dê a eles o tempo da aula para se organizarem e iniciarem o debate das questões. Algumas delas pressupõem pesquisas em livros e sites, além de eventual conversa com professores de História e outros.
8) Na aula seguinte, peça aos grupos que apresentem as respostas e discuta-as com a turma. Considere, na avaliação, a participação dos alunos na discussão interna do grupo, na apresentação e na discussão das respostas. Peça que registrem, finalmente, uma síntese do que entenderam no caderno.
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Como um homem de seu tempo, Newton era também um místico: acreditava em Deus e chegou a escrever um tratado sobre a topografia do inferno baseado nas Sagradas Escrituras e na leitura de A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Nele, determinou o tamanho, o volume, e o raio de cada um dos círculos do inferno.
“A natureza e as leis da natureza permaneciam escondidas na noite. Deus disse, ‘Faça-se Newton’, e tudo ficou claro”, escreveu o poeta inglês do século XVII Alexander Pope. A obra de Newton, porém, não pode ser creditada a uma providência divina ou a um milagre.
Quando se afirma que a queda de uma maçã fez Newton instantaneamente descobrir a Lei da Gravidade, despreza-se todo seu poder investigativo e introspectivo e sua preocupação em resolver questões ligadas ao cotidiano da incipiente sociedade moderna.
O que o teria levado a se preocupar com a Mecânica, a Gravitação, com a Óptica e a Flutuação, entre tantas outras? Quais teriam sido as questões de sua época que direcionaram sua pesquisa e suas novas descobertas?
O período de maior produção intelectual de Isaac Newton coincide com a Guerra Civil Inglesa (1642-1651) e a consequente mudança de regime político no país: o rei perdeu seu poder para a sociedade civil, representada pelo Parlamento inglês.
O mercantilismo e a manufatura começavam a dar lugar à produção industrial, à mecanização da produção e à consequente reorganização do mundo do trabalho. Essa revolução social prescindia de outra, no campo da ciência e da tecnologia.
O desenvolvimento do capital mercantil impunha, entre outras, melhoras no transporte e na artilharia. O transporte de mercadorias por terra era precário no século XVII. Havia pouquíssimas estradas e a velocidade média do transporte terrestre não superava 9 quilômetros por dia.
O naval era melhor, mas também deficiente. Já havia a bússola, mas não bons mapas geográficos. Além disso, para a boa localização no mar aberto era necessário o aprimoramento das medidas de tempo.
Nesse sentido, a melhora dos meios de transporte exigia o desenvolvimento de melhores navios, métodos de localização e previsão das marés, e a construção de canais e eclusas, problemas da Hidrodinâmica e da Mecânica Celeste.
No campo de batalha, era necessário entender o que ocorria com a arma durante o tiro (particularmente o seu recuo), além da determinação da trajetória dos projéteis através do ar.
Não é à toa que Newton investigava a gravitação: ela explica as marés, permitindo sua predição, o movimento dos planetas, que auxilia na localização dos navios no mar aberto, e contribui para determinar a trajetória dos projéteis.
Conhecida como Terceira Lei de Newton, a Lei da Ação e Reação permite entender o recuo das armas e o movimento de corpos em meios resistivos que, por sua vez, ajuda a melhorar a navegabilidade dos navios, a determinar a trajetória mais exata dos projéteis, a aumentar a eficiência dos transportes por terra, entre outros.
Seus estudos em Óptica ampliaram a distância observada pelos olhos humanos, melhorando a localização dos navios e dos alvos da artilharia, por exemplo.
Isaac Newton, como ser social, estava preocupado com as dúvidas e problemas do seu tempo e contribuiu, de maneira decisiva, para a superação de várias questões e problemas apresentados pela História.
* Gustavo Killner é professor de Física do Colégio Santa Cruz
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