Mundo

Berlusconi é condenado a três anos de prisão por ‘comprar’ senador

Apesar da decisão, ex-chefe de governo italiano não será preso pois o crime vai prescrever antes de eventual apelação do reú

Silvio Berlusconi
Apoie Siga-nos no

O tribunal de Nápoles condenou na noite desta quarta-feira 8 o ex-chefe de governo italiano  Silvio Berlusconi a três anos de prisão por corrupção quando senador, uma pena que não será aplicada. Esta condenação, pronunciada pela presidente do tribunal Isabella Romani, na ausência do acusado, não será aplicada porque o delito em questão será prescrito em breve, muito antes de um eventual julgamento de apelação.

“É um belo processo, apaixonante, mas a iminente prescrição elimina, do ponto de vista das consequências, todo o veredicto”, declarou mais cedo o procurador Henry John Woodcock. Segundo a imprensa italiana, a prescrição ocorrerá em outubro ou novembro o mais tardar.

O caso remonta às eleições legislativas de 2006, vencidas pela coalizão liderada por Romano Prodi, que dispunha de uma pequena maioria no Senado. Poucos meses após essas eleições, Sergio De Gregorio, senador eleito por um dos pequenos partidos da coalizão de Prodi, o IDV, trocou pelo partido de Berlusconi.

Esta decisão tornou ainda mais frágil a maioria governamental e acelerou a queda do governo em 2008. Segundo a promotoria, Berlusconi depositou três milhões de euros, dois milhões em espécie, para Sergio De Gregorio pela troca.

Segundo o procurador Vincenzo Piscitelli, tratou-se de “um investimento colossal visando como único resultado o que interessava Berlusconi, mandar Prodi para casa e assumir seu lugar”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo