Mundo

Ex-guerrilheiro anuncia vitória em El Salvador

Direita, representada pelo candidato Norman Quijano, contestou vantagem de Salvador Sánchez Cerén e denunciou fraude

Sánchez Ceren com seus partidários no dia 9 de março
Apoie Siga-nos no

O ex-guerrilheiro Salvador Sánchez Cerén reivindicou vitória no domingo 10 eleição presidencial de El Salvador, com vantagem mínima sobre o candidato de direita Norman Quijano, que denunciou uma “fraude”, enquanto o tribunal eleitoral não declarou um vencedor.

Sánchez Cerén, do partido governista Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), obteve 50,11% dos votos, contra 49,89% de Quijano, da opositora Aliança Republicana Nacionalista (Arena), segundo a apuração de 100% das urnas, um resultado surpreendente, já que as pesquisas apontavam o amplo favoritismo da direita.

“Vencemos no primeiro turno e agora voltamos a triunfar no segundo turno. Temos que fazer com que em El Salvador se respeite a vontade do povo”, afirmou Sánchez Cerén, atual vice-presidente de 69 anos.

Mais cedo, Quijano, 67 anos e prefeito da capital San Salvador, se declarou “em pé de guerra” para defender, “se necessário com a vida”, o que considera sua vitória. “Não vamos permitir fraudes ao estilo chavista ou (Nicolás) Maduro como na Venezuela. Aqui estamos em El Salvador”, disse Quijano, que denunciou uma fraude.

Diante da margem de diferença, de apenas 6.634 votos, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) pediu para que todos aguardem a contagem manual das atas, que começará nesta segunda-feira e pode durar três dias.

Ao mesmo tempo, o presidente do TSE, Eugenio Chicas, defendeu o processo de apuração.

Leia mais em AFP Móvel

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar