Mundo

Rebeldes curdos do PKK iniciam retirada da Turquia para o Iraque

Os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão iniciaram uma migração em massa para o norte do Iraque, onde gozam de certa autonomia

Curdo exibe a bandeira do PKK durante o ano novo persa em 17 de março em Istambul. Foto: ©afp.com / Ozan Kose
Apoie Siga-nos no

ANCARA (AFP) – Os rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) iniciaram a anunciada retirada da Turquia para o norte do Iraque, informou nesta quarta-feira 8 à AFP um dos líderes do principal partido pró-curdo do país.

“Sabemos que a movimentação dos combatentes começou”, afirmou Selahattin Demirtas, copresidente do Partido pela Paz e a Democracia (BDP). “Os combatentes sem dúvida aproveitaram a noite para a retirada para as bases do PKK no Curdistão iraquiano”, completou o deputado curdo.

O braço militar do PKK, o HPG, confirmou na terça-feira 7 que a retirada começaria na quarta-feira, como estava anunciado, e advertiu Ancara contra qualquer “provocação” que colocasse em risco a operação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo