Mundo
Veja imagens da vida de Mandela
O ex-presidente da África do Sul, líder da luta contra o Apartheid, morreu vítima de uma infecção pulmonar
Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e símbolo da luta contra o Apartheid, morreu nesta quinta-feira 5 em Johannesburgo, aos 95 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em comunicado pela televisão. Mandela sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa. “Esta nação perdeu um grande filho”, disse Zuma.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


