Mundo

Vídeo da decapitação de jornalista americano é autêntico

A Casa Branca confirmou que o homem decapitado pelo grupo jihadista Estado Islâmico é o jornalista Steven Sotloff

Imagem do vídeo divulgado pelo Estado Islâmico mostra o jornalista americano Steven Sotloff
Apoie Siga-nos no

Washington (AFP) – O vídeo da decapitação do jornalista americano Steven Sotloff, divulgado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), é autêntico, informou a Casa Branca nesta quarta-feira 3.

“Os serviços de inteligência dos Estados Unidos analisaram a recente divulgação de um vídeo que mostra o cidadão americano Steven Sotloff e chegaram à conclusão de que é autêntico”, disse a porta-voz da Agência Nacional de Segurança, Caitlin Hayden.

Nas imagens divulgadas pelo EI, Sotloff fala com o olhar voltado para a câmera e afirma que é vítima da decisão do presidente Barack Obama de realizar ataques aéreos contra os jihadistas no Iraque. O vídeo mostra um jihadista com o rosto encapuzado que corta o pescoço do jornalista.

No mês passado, outro jornalista americano, James Foley, foi executado da mesma forma. Na terça-feira 2, Obama já havia ordenado o envio de mais 350 soldados a Bagdá para proteger instalações diplomáticas americanas e funcionários do governo, indicou a Casa Branca. O anúncio foi feito horas depois da divulgação do vídeo pelo Estado Islâmico.

O grupo extremista sunita declarou um “califado” em regiões sob seu controle no Iraque e na Síria, depois de ter tomado grande parte do norte de Bagdá, expulsando as minorias cristã e yazidi das áreas que ocupavam.

“Nós vamos manter o apoio aos esforços do governo do Iraque para conter o EI, que representa uma ameaça, não apenas para o Iraque, mas para todo o Oriente Médio e para os funcionários e interesses dos EUA na região”, informou um comunicado.

O documento ainda informa que Obama “vai ter encontros com aliados da Otan nesta semana tendo em vista ações adicionais contra o EI e o desenvolvimento de uma ampla coalizão internacional para implementar uma estratégia” de combate contra o grupo ultra-radical, disse.

Com os 350 militares adicionais, o número de forças adicionais destinadas a proteger as instalações e funcionários diplomáticos dos Estados Unidos no Iraque chega a 820, de acordo com o Pentágono.

Com informações da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.