Justiça

Alexandre de Moraes mantém delegados em inquéritos da PF

Apesar da troca de comando na PF, devem ser mantidos os delegados que apuram fake news e atos contra a democracia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que sejam mantidos os delegados da Polícia Federal que trabalham à frente de duas investigações na Corte.

A determinação ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro exonerar Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, nesta sexta-feira 24. A demissão resultou na saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. O ex-juiz afirmou que houve tentativas de interferência política por Bolsonaro no trabalho da PF.

 

Em uma das investigações em que os delegados devem ser mantidos, apura-se ofensas, ameaças e fake news contra magistrados do STF. A outra trata da organização e do financiamento de atos contra a democracia. Moraes é relator de ambos os casos e coordena as investigações junto à Polícia Federal.

Durante pronunciamento, Bolsonaro negou que esteja tentando blindar sua família das investigações da Polícia Federal. O presidente reclamou da falta de esforços em apurar o caso da facada que recebeu na campanha eleitoral de 2018.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo