Justiça arquiva inquérito sobre ação de terceiros em atentado a Bolsonaro

Investigação pode ser retomada se houver informações novas

O ex-garçom Adélio Bispo. Foto: PMMG

Apoie Siga-nos no

A Justiça determinou o arquivamento do inquérito que apura possível participação de terceiros no episódio em que Jair Bolsonaro foi atacado com uma faca durante sua campanha para a presidência da República, em 2018.

A decisão foi do juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG). Ele acolheu o pedido do Ministério Público Federal (MPF), que concluiu que Adélio Bispo agiu sozinho, por iniciativa própria e sem a ajuda de terceiros.

O MPF chegou a essa conclusão com base em um relatório da Polícia Federal, que apresentou o mesmo diagnóstico do caso. Para a PF, Adélio Bispo foi responsável tanto pelo planejamento da ação criminosa quanto por sua execução.

A decisão de arquivamento não extingue a possibilidade de que investigações nesse sentido sejam retomadas. A decisão judicial considera a hipótese do surgimento de novas informações.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.