Justiça de São Paulo recebe denúncia contra Cariani por suspeita de tráfico de drogas

A defesa tem 10 dias para apresentar uma resposta à acusação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu nesta sexta-feira 16 a denúncia do Ministério Público do estado contra o influenciador Renato Cariani por suspeita de tráfico de drogas. A decisão também se aplica a outras quatro pessoas.

Nesta etapa do processo, a Justiça avalia se estão presentes os requisitos legais para o prosseguimento da denúncia, a exemplo de indícios de autoria e prova da existência dos crimes apontados. A defesa de Cariani tem 10 dias para apresentar uma resposta à acusação.

A juíza Maria da Conceição Pinto Vendeiro, da comarca de Diadema, também decidiu que os réus estão proibidos de deixar o País e devem entregar seus passaportes em até 24 horas.

A Polícia Federal em São Paulo concluiu em janeiro o inquérito contra Cariani, após dez meses de apuração por suspeita de desvio de produtos químicos para a produção de drogas. Os casos teriam ocorrido entre 2014 e 2020.

Segundo o MP-SP, os acusados “pelo menos sessenta vezes, produziram, venderam e forneceram, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, mais de doze toneladas de produtos químicos destinados à preparação de drogas”.

Eles também teriam dissimulado “os valores provenientes dos crimes de tráfico de drogas acima noticiados, por meio de depósitos em espécie realizados por interpostas pessoas, convertendo em ativo lícito o montante aproximado de R$ 2.407.216,00”.


Em nota, a defesa de Cariani argumentou que “inexistem indícios de autoria e prova da materialidade delitiva” e que, “ao final, a Justiça irá reconhecer sua inocência”.

“Juntamos aos autos mais de uma centena de documentos que comprovam que meu cliente jamais praticou qualquer conduta ilícita, e isso agora será compartilhado com todos, com o levantamento do sigilo do processo”, diz o advogado.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.