Mundo

assine e leia

A realidade e a expectativa

A despeito das recentes conquistas de Joe Biden, os eleitores não se animam com a sua reeleição

O democrata estava inspirado no discurso do Estado de União - Imagem: Andrew Caballero-Reynolds/AFP
Apoie Siga-nos no

Foi o momento em que o discurso do Estado da União dos EUA, antes um assunto sóbrio pontuado por aplausos, se transformou numa briga verbal mais parecida com a Câmara dos Comuns da Grã-Bretanha. Joe Biden acusou republicanos de quererem “fazer a economia de refém” e cortar os benefícios da previdência social. “Buuu!”, “não!” e “mentiroso!” foram algumas das respostas. Os presidentes norte-americanos normalmente ignoram os ruidosos, mas Biden optou por enfrentá-los.

“Então, pessoal, como todos nós aparentemente concordamos, a previdência social e o Medicare estão fora dos livros agora, certo?”, provocou. “Eles não devem ser tocados? Tudo bem, tudo bem. Conseguimos unanimidade!” Biden fez uma oferta aos republicanos que eles não poderiam recusar: levantar-se de seus assentos e apoiar os idosos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo