Mundo

África do Sul registra nova variante do coronavírus

País que registra um novo aumento de casos

Foto: Nikolay Doychinov/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma nova variante da covid-19 foi detectada na África do Sul, país que registra um novo aumento de casos, anunciaram cientistas nesta quinta-feira 25.

“Infelizmente, nós detectamos uma nova variante que é motivo de preocupação na África do Sul”, afirmou o virologista Tulio de Oliveira em uma entrevista coletiva.

A variante, com o código científico B.1.1.529, “tem um elevado número de mutações”, completou.

O ministro da Saúde sul-africano, Joe Phaahla, afirmou que a variante é “muito preocupante” e é a fonte do aumento “exponencial” do número de casos constatados no país.

Os contágios dispararam a mais de 1.200 casos na quarta-feira, contra apenas 100 por dia no início do mês.

No ano passado, a África do Sul detectou a variante beta, mas atualmente o número de infecções está em alta por causa da variante delta, detectada pela primeira vez na Índia.

Com quase 2,95 milhões de casos e 89.657 mortes, o país é o mais afetado do continente africano pela covid-19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo