Mundo

‘As tropas russas estão muito perto. A noite será difícil’, diz prefeito de Kiev

‘Os grupos de sabotagem estão neutralizando as agências militares e policiais da cidade’, alertou Vitali Klitschko

Foto: Sergei SUPINSKY/AFP
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse na noite desta sexta-feira 25 (horário local) que as tropas russas estão “muito perto da capital”. Ele projetou que a madrugada de sábado será “difícil” para a cidade.

“A situação agora é ameaçadora para Kiev, sem exagero. A noite e a manhã serão difíceis”, disse Klitschko em uma mensagem publicada via Telegram.

E acrescentou: “As tropas russas estão muito perto da capital. Os grupos de sabotagem estão neutralizando as agências militares e policiais da cidade. As pontes estão sob proteção e controle especial na capital. Equipamentos militares e soldados das Forças Armadas estão na patrulha”.

Klitschko ainda declarou que os hospitais de Kiev estão em modo de guerra e anunciou a instalação de pontos de controle nos principais acessos à cidade e nas proximidades de instalações consideradas estratégicas.

“Estamos fazendo isso para proteger Kiev”, emendou o prefeito. “Agradeço ao povo da cidade por sua disposição de defender a capital e o país, com outras unidades das Forças Armadas e agências de aplicação da lei”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo