Mundo

Biden divulga dados do Imposto de Renda horas antes de debate com Trump

Ex-vice-presidente e sua esposa, Jill Biden, pagaram 299.346 dólares em impostos federais em 2019

Candidato do Partido Democrata nas eleição presidencial americana, Joe Biden. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, divulgou nesta terça-feira 29 suas declarações de imposto, horas antes do debate com o presidente republicano Donald Trump, que enfrenta críticas por não pagar quase nenhum imposto federal.

O ex-vice-presidente e sua esposa, Jill Biden, pagaram 299.346 dólares em impostos federais no ano passado, de acordo com formulários protocolados na Receita Federal e divulgados pela campanha de Biden.

A quantia contrasta fortemente com Trump, que afirma ser um empresário bilionário, mas pagou apenas US$ 750 em imposto de renda federal em 2016, de acordo com uma reportagem inédita do jornal The New York Times.

“O povo americano merece transparência de seus líderes e, por isso, hoje divulguei minhas declarações fiscais dos últimos 22 anos”, disse Biden no Twitter.

O candidato democrata – que tem vantagem nas pesquisas – publicou 40 páginas sobre seus impostos nos estados de Delaware e Virginia.

Em julho de 2019, Biden já havia divulgado suas declarações fiscais de 2016, 2017 e 2018 durante as eleições primárias em que se impôs como candidato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo