Mundo

Biden diz que apoio dos EUA a Israel é ‘sólido como uma rocha e inabalável’

O governo do premiê Benjamin Netanyahu declarou estado de guerra após ataque surpresa reivindicado grupo extremista islâmico armado Hamas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Saul Loeb/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado 7 que o apoio dos Estados Unidos a Israel é “sólido como uma rocha e inabalável”, após o ataque surpresa em larga escala das milícias palestinas do Hamas contra o Estado hebraico.

“Os Estados Unidos apoiam Israel. Nunca deixaremos de apoiá-los”, afirmou Biden em uma declaração transmitida pela televisão a partir da Casa Branca.

O grupo extremista islâmico armado Hamas bombardeou Israel em um ataque surpresa, considerado um dos mais sofridos pelo país nos últimos anos. Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país. Segundo as autoridades israelenses, as ações deixaram ao menos 200 mortos e 1100 feridos. O grupo também mantém reféns em seu poder, entre militares e civis.

Em reposta ao ataque, o governo do premiê Benjamin Netanyahu declarou estado de guerra e iniciou bombardeios contra diversas localidades na Faixa de Gaza, deixando ao menos 230 mortos e 1600 feridos, segundo autoridades do enclave palestino.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo