Mundo

Ex-secretário de Estado dos EUA desiste da Casa Branca

Mike Pompeo anunciou que não disputará a presidência nas eleições de 2024

Mike Pompeo, ex-secretário de estado dos Estados Unidos. Foto: Nicholas Kamm/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-secretário de Estado americano Mike Pompeo anunciou que não disputará a presidência nas eleições de 2024.

“(Minha esposa) Susan e eu concluímos, depois de muita consideração e oração, que não concorrerei à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2024”, tuitou Pompeo, alegando motivos pessoais. “Este não é o momento adequado para mim e para minha família”, afirmou.

Este ex-militar e ex-diretor da agência federal CIA deu a entender, no entanto, que pode vir a apresentar sua candidatura à Casa Branca no futuro.

“Aqueles de vocês que estão abalados com isso (notícia), saibam que tenho 59 anos. Há muitas outras oportunidades, para as quais o momento pode ser mais adequado, à medida que a liderança presidencial se torna cada vez mais necessária”, acrescentou.

Este cristão evangélico conseguiu se manter, consistentemente, em alta consideração com Donald Trump, defendendo lealmente seu chefe perante o Congresso e aliados estrangeiros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo