Mundo

Governo resgata novo grupo de brasileiros e familiares palestinos em Gaza

Ao todo, 32 pessoas voltarão ao Brasil após autorização para cruzar a fronteira com o Egito

Avião que será usado no resgate decolou do Brasil com itens para ajuda humanitária. Foto: Gov BR / FAB
Apoie Siga-nos no

Um avião da FAB decolou nesta quinta-feira 21, do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Cairo, capital do Egito. O objetivo, novamente, é repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares palestinos que está na Faixa de Gaza. A aeronave também vai levar ajuda humanitária para os habitantes do enclave.

O voo, de acordo com o Itamaraty, pasta que coordena a missão, deve durar 14 horas. A estimativa é que o avião retorne na madrugada de sábado 23 para um desembarque em Brasília.

Ao todo, são 32 pessoas resgatadas. Destes, 16 são brasileiros e 16 são familiares palestinos. Este grupo é formado por 7 homens, 11 mulheres e 14 crianças.

Além de trazer os brasileiros, conforme citado, o avião está levando um carregamento humanitário de seis toneladas, que contêm purificadores de água e kits voltaicos para energia. Os itens foram fornecidos pelo governo brasileiro. 

Segundo o Planalto, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, o governo concluiu 11 voos de repatriação e resgatou 1.525 pessoas e 53 animais domésticos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo